sábado, 16 de março de 2013

Comportamento felino – com evitar os problemas mais frequentes (2ª Parte)



2º - Ter curtos períodos de contacto físico com o gato e permitir que seja sempre ele a iniciá-los

Tal como os humanos, cada gato tem a sua maneira de ser e nem todos são igualmente sociais. Isto é visível no seu comportamento e facilmente se verifica que há gatos que procuram constantemente contacto com pessoas ou outros animais enquanto outros mantém sempre distância e evitam ser acariciados.
O facto de o animal não gostar de contacto físico deve ser respeitado, caso contrário gera-se uma situação de stress que invariavelmente termina em agressividade. Desta forma não se deve dar festas, agarrar ou por um gato ao colo, deve-se sempre esperar que seja ele a iniciar o contacto e também permitir que ele se vá embora quando assim entender. 
Não sendo pressionado o gato poderá ir-se habituando aos poucos ao contacto e apreciar cada vez mais a nossa companhia.

3º - Nunca brincar com o gato com as mãos

Para os gatos as brincadeiras são muito importantes pois vão substituir os comportamentos de caça e evitam que se tornem demasiado passivos. É importante que desde cedo o gato se habitue a brincar com brinquedos e nunca usar as mãos nas brincadeiras pois assim estimula-se a agressividade na brincadeira e a "caça" ao proprietário. Como em muitos casos os gatos preferem ter uma companhia para brincar podem ser usados brinquedos com canas em que eles se fixam na ponta do brinquedo e não nas mãos e também atirar bonecos, bolas ou outros brinquedos para que os cacem.

4º - Ter a água e a comida em locais separados e ter bebedouros automáticos e comedouros interativos

Os gatos tentam reproduzir em casa a alimentação que teriam no seu habitat selvagem, ou seja, tem tendência a comer pouca quantidade várias vezes ao dia e a beber pouca água. Isto reflete o seu estilo de vida de caçador de pequenas prezas que caçava diversas vezes ao longo do dia e tinha de aproveitar a humidade do alimento porque no seu ambiente havia falta de água.

Para aumentar a ingestão de água devemos ter a água e a comida em pontos separados da casa, sempre em zonas calmas, sem ruídos e movimentos inesperados e de onde o gato possa observar o ambiente envolvente. 

É recomendado que se tenha um bebedouro automático em que a água está em movimento para incentivar o gato a beber pois os gatos preferem beber água corrente. Caso não tenha um bebedouro automático deve procurar perceber qual o tipo de bebedouro que o gato prefere, recipientes largos em cerâmica ou metal podem ser mais indicados porque mantêm a água mais fresca.

A comida deve ser escondida em brinquedos ou “comedouros ativos” que obriguem o gato a caçar para comer. Existem diversos modelos de brinquedos que permitem ir aumentando o grau de dificuldade em caçar a comida e também podem ser feitos em casa esconderijos para a comida em diferentes divisões.



5º - Ter torres que permitam ao gato arranhar, brincar e esconder-se

Estes objectos são usados para o enriquecer o habitat pois possibilitam que o gato expresse comportamentos naturais da espécie como trepar, arranhar, vigiar o território e esconder-se quando se sente ameaçado. São peças indispensáveis, principalmente quando há mais do que um animal em casa porque permitem reduzir a tensão territorial, previnem conflitos e também aumentam a actividade do gato evitando o aborrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário