quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Leishmaniose canina - Uma doença mortal!



A leishmaniose canina é causada por uma infecção parasitária, transmitida de cão para cão através da picada de flebótomos infectados, uma espécie de mosquitos. Se o seu cão estiver infectado com o parasita, a doença pode não ser detectável de imediato. Os sintomas são variáveis como febre, perda de pêlo (sobretudo à volta dos olhos), perda de peso, feridas na pele, crescimento excessivo das unhas, anemia, artrite e insuficiência renal grave. Esta doença é frequentemente mortal e embora os tratamentos (dispendiosos) permitam controlar os sintomas, não curam a doença. 

Na Europa já existem 2,5 milhões de cães infectados com este parasita.

Rastreie o seu cão para esta doença.
O Outono/Inverno é a altura ideal para fazer o rastreio da leishmaniose canina. Este rastreio pode efectuar-se com uma simples colheita de sangue ao seu cão. Caso o seu animal seja negativo planeie a protecção para o seu cão. Portugal é um país de alto risco e existe agora a possibilidade de vacinar o seu animal contra esta doença. A protecção vacinal deve iniciar-se nesta época (Outono/Inverno) para que o seu cão possa enfrentar a época de maior perigo (Março a Outubro) com um nível elevado de defesas.

A prevenção é a melhor protecção!
A prevenção até agora era feita somente com produtos repelentes do mosquito flebotomos, como coleiras e spot-on específicos.
Após 20 anos de pesquisa, está agora disponível a vacina contra a leishmaniose canina. Com a vacinação é possível elevar o patamar de protecção do seu cão contra esta doença. O programa completo de vacinação inclui três injecções administradas com três semanas de intervalo, e confere ao seu cão uma protecção interna duradoura contra a doença. Depois será necessária apenas uma revacinação anual para manter os níveis de resistência imunitária do seu cão.

2 comentários:

  1. Importante acrescentar, que TODOS os MAMÍFEROS, inclusive O SER HUMANO, fazem parte da cadeia de transmissão, tendo a capacidade de infectar o inseto.

    Leishmaniose é doença vetorial e doença vetorial,o que se deve fazer são campanhas preventivas voltadas para o controle do vetor, assim como é feito na dengue e na doença de Chagas.

    O Brasil mata cães há 50 anos e a prova da ineficácia, é a expansão por todo o país.

    O Brasil mata e o mundo trata, quem será que está certo?
    Vivi Vieri

    ResponderExcluir
  2. verdade, as autoridades acham que quem tem que pagar é o cachorro, não se investe em pesquisas os profissionais tanto dos humanos quanto dos bichos não sabem tratar a doença. eu perdi uma cadela saudavel do dia p/ noite p/ doença.

    ResponderExcluir