sábado, 21 de abril de 2012

Corpo estranho

A ingestão de corpos estranhos é relativamente frequente em todas as espécies animais de todas as idades mas é particularmente observada em cães e gatos jovens.

Como cerca de 80% dos corpos estranhos conseguem ser eliminados naturalmente os proprietários podem não se aperceber da sua ingestão e nestes casos não é necessário tratamento.

Os cães jovens podem ingerir uma grande variedade de corpos estranhos desde ossos, brinquedos, bolas, peças de roupa, pedras, fios ou anzóis entre outros. Nos gatos é mais frequente a ingestão de fios/fitas, agulhas, anzóis, ossos ou outros pequenos objectos com que brinquem.

Os sintomas variam muito de acordo com a localização do corpo estranho, se há ou não obstrução da passagem através do tracto digestivo e se o corpo estranho é ou não perfurante. O que se observa com mais frequência são vómitos persistentes, salivação excessiva, engasgos, falta de apetite, depressão e dor abdominal.

Dependendo da localização e tamanho do objecto ingerido pode ser possível senti-los por palpação ou não. Nos casos de corpos estranhos lineares (fios/fitas) nos gatos, geralmente uma das pontas fica presa debaixo da língua do animal e é visível ao examinar a boca. Caso o corpo estranho esteja no esófago, estômago ou intestino poderá ser necessárias radiografias simples ou com contraste, ecografia e até endoscopia para o identificar.

Em alguns casos, os corpos estranhos alojados no esófago ou estômago podem ser retirados por endoscopia, em situações em que se alojam a nível intestinal, que causam obstrução ou que são perfurantes será necessária uma cirurgia para os retirar.

Caso o corpo estranho não seja retirado o animal corre risco de vida quer por falta de alimentação quer por complicações como a peritonite (infecção abdominal generalizada) em caso de perfuração intestinal.

Para prevenir que o animal engula algum tipo de corpo estranho deve evitar deixar ao seu alcance brinquedos demasiado pequenos, roupa, objectos que sejam facilmente roídos e engolidos e evitar ao máximo alimentá-los com ossos.

Se suspeitar que o seu animal engoliu algum objecto estranho ou um osso contacte imediatamente o seu médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário