segunda-feira, 9 de abril de 2012

Acne Felino

O acne felino é uma patologia da pele que afecta as glândulas sebáceas da zona do queixo e lábios. Nesta zona existe uma grande quantidade destas glândulas que produzem sebo que mantém a elasticidade da pele, impermeabiliza os pêlos e serve para marcação de território quando os gatos se esfregam em objectos ou pessoas.
O acne felino é causado por uma alteração da queratinização que leva a uma secreção excessiva das glândulas sebáceas. Manifesta-se em vários graus podendo passar despercebido nas formas mais ligeiras e ocorre independentemente da raça, idade ou sexo do gato. Não é transmissível às pessoas.
O sintomas que se observam inicialmente são aparecimento de “pontos negros” (comedões) na zona do queixo e lábios devido à obstrução dos folículos pilosos por sebo. Os folículos obstruídos podem sofrer infecções bacterianas secundárias que provocam foliculites com aparecimento de pápulas e pústulas (borbulhas) com pus ou piodermatite (infecção generalizada da pele). Nestes casos mais graves pode haver comichão e tumefacção do queixo devido à inflamação e reacção ao nível dos gânglios do pescoço.
Nos gatos persas o sebo de cor negra pode aparecer também na face e em volta dos olhos sendo por isso chamada de dermatite facial idiopática felina.
Esta doença pode estar associadas a infecções cutâneas por fungos ou à sarna causada pelo ácaro Demodex sp. por isso pode haver necessidade de fazer testes para as despistar.
Nos casos mais ligeiros não é necessário tratamento, já nos casos mais graves o tratamento varia consoante a situação passando por desinfecção local ou medicação oral em caso de infecção secundária ou inflamação e tratamento local para evitar a acumulação excessiva de sebo nos folículos. A suplementação com ácidos gordos essenciais também ajuda a regeneração da pele e aumenta as defesas contra infecções. Nos gatos de pêlo longo é necessário tosquiar a zona para facilitar a limpeza e aplicação de tratamentos locais.
Para prevenir o reaparecimento do acne deve ser feita limpeza diária da pele da zona principalmente após as refeições e o se o comedouro for de plástico deverá ser substituído por um de metal ou cerâmica.

Um comentário:

  1. Olá o Juan teve acne felino. Durante mais de 3 meses foi limpo 3 vezes ao dia com vetriderm. Tomou antibiotico e nunca passou, nem melhorou.
    Decidi começar a limpar o queixo do gato com Betadine ( solução aquosa de iodopovidona 10%) solução dermica. Numa semana ele estava bom.

    ResponderExcluir