terça-feira, 20 de março de 2012

10 mitos sobre o comportamento dos cães (9º)

Mito 9
Oh, ele tem esse problema de comportamento? Entregue-o a um treinador.
O comportamento de todos os animais resulta de interacções complexas entre as suas características genéticas, desenvolvimento precoce e ambiente. Por esta razão, os problemas de comportamento podem variar muito relativamente às suas causas subjacentes e devem ser tratados por um profissional habilitado para o fazer. Se o sue cão apenas tiver necessidade de ser treinado para se sentar, deitar ou levantar então um treinador é a melhor pessoa para consultar. No entanto, se o seu cão tem medo de outros animais, se estranha as pessoas, os ruídos ou outros estímulos benignos, se é agressivo em várias circunstâncias ou se é destrutivo quando é deixado sozinho, então deve consultar um médico veterinário em primeiro ligar. Só os veterinários têm formação para eliminar a possibilidade de causas médicas para esses problemas e para reconhecer quando é que um problema requer referenciação para um especialista.

Facto: Qualquer pessoa se pode intitular treinador ou especialista. Isto não significa que seja a pessoa adequada para o ajudar com o problema comportamental do seu animal. É importante estar sensibilizado para a variedade de profissionais disponíveis para o ajudar com problemas comportamentais dos animais de companhia e para escolher a pessoa correcta para o problema em causa.

In: revista Veterinary Medicine Janeiro/Fevereiro 2012, Valerie V. Tynes, DVM, DACVB, Premier Veterinary Behavior Counseling, P.O. Box 1413, Sweetwater, TX79556

Nenhum comentário:

Postar um comentário