terça-feira, 20 de março de 2012

10 mitos sobre o comportamento dos cães (10º)

Mito 10
É necessário repreender para ensinar os cães o comportamento adequado.
A repreensão nunca deve ser usada como primeiro e único método para lidar com um comportamento indesejável. Na realidade, a repreensão pode causar mais problemas do que resolvê-los, especialmente quando é aplicada ou usada incorrectamente num cão com problemas relacionados com medo ou ansiedade. É muito difícil, para a maioria das pessoas, usar a repreensão adequadamente pois esta só é eficaz quando é aplicada um ou dois segundos depois do comportamento indesejável e sempre que esse comportamento é realizado. A utilização de repreensão de outra forma pode prejudicar gravemente a relação com o seu animal e agravar muitos problemas de comportamento.

Facto: É muito mais simples e eficaz ensinar o seu cão quais são os comportamentos que pretende que ele realize e recompensá-lo por esses comportamentos, em vez de o punir por comportamentos indesejáveis.

In: revista Veterinary Medicine Janeiro/Fevereiro 2012, Valerie V. Tynes, DVM, DACVB, Premier Veterinary Behavior Counseling, P.O. Box 1413, Sweetwater, TX79556

Nenhum comentário:

Postar um comentário