quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Intoxicação por pesticidas insecticidas

Os organofosforados e os carbamatos são pesticidas insecticidas que se encontram frequentemente em produtos de uso doméstico e agrícola na forma de pós, sprays, coleiras, champôs e soluções usadas para matar pulgas e carraças em animais e outros insectos indesejados, com os mais variados nomes comerciais.

Tanto os organofosforados como os carbamatos são altamente tóxicos para os animais (principalmente gatos) e para o Homem mas pelo seu baixo preço e facilidade de compra são ainda muito utilizados tanto na agricultura como nos animais. Estes compostos causam intoxicação tanto por absorção cutânea como por ingestão ou por via respiratória, sendo depois distribuídos pela corrente sanguínea a todos os órgãos.
O efeito tóxico é devido ao bloqueio da inibição dos estímulos nervosos e estes ficam descontrolados causando:
- Hipersalivação
- Lacrimejar, corrimento nasal
- Cólicas e diarreia
- Anorexia, náuseas e vómito
- Diminuição da frequência cardíaca
- Dificuldade respiratória devido a acumulação de secreções
- Hiperactividade, ansiedade ou depressão
- Convulsões

Estes insecticidas tem efeitos muito prolongados pelo que havendo exposições repetidas aos produtos a intoxicação é cumulativa, ou seja, os efeitos serão cada vez mais graves. Em casos de exposição a grandes quantidades destes produtos pode haver morte imediata do animal devido a paragem respiratória.

O diagnóstico da intoxicação por carbamatos ou organofosforados é feito com base na história de exposição a um ou mais produtos contendo estes insecticidas, sinais clínicos e análises sanguíneas. Em caso de morte o diagnóstico pode ser feito através de análises a alguns órgãos onde estes químicos se acumulam, sendo mais difícil detectar a presença de carbamatos pois degradam-se mais rapidamente.

Em caso de exposição através da pele o animal deve ser lavado com água abundante e sabão para impedir a absorção do produto, em caso de ingestão não se deve provocar o vómito mas dar medicação que diminua a absorção intestinal.

O tratamento passa pela administração de soro, de antídotos que ajudam a reverter alguns sinais clínicos e medicação para controlar as convulsões. O prognóstico é reservado em todos os casos de intoxicação por estes produtos.
Para prevenir este tipo de intoxicação deve-se evitar o uso de produtos contendo este tipo de pesticidas nos animais e em todos os locais com que os animais possam contactar. Estes pesticidas também devem ser manuseados com muito cuidado pelos humanos evitando qualquer contacto com a pele ou mucosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário