terça-feira, 30 de agosto de 2011

Primeira gata clonada fez dez anos


Há quase dez anos, foi clonado o primeiro gato, ou melhor, a gata CC, mas desde este animal, as previsões para o início de um mercado comercial para a "ressurreição" de animais de estimação com o uso dessa tecnologia foram um fiasco.
Unidos, parou em 2009, e mesmo a clonagem de gado é relativamente pequena, com algumas centenas de porcos e vacas em todo o mundo, mas os donos da CC ainda a consideram um grande êxito.
Mais velha e gordinha, e mais lenta por causa da idade, a gata branca e cinza comporta-se como qualquer outro animal da sua espécie. O nome CC foi-lhe atribuído por serem as iniciais de Carbon Copy (Cópia Carbónica). O animal nasceu num laboratório da A&M em 22 de Dezembro de 2001, a partir de uma célula tirada de um gato tricolor chamado Rainbow, e inserida noutro embrião de gato.
A CC tem exactamente a mesma constituição genética de Rainbow, mas não tem a cor laranja que esse tinha. Geralmente apenas duas cores são passadas na clonagem de gatos tricolores. Esta é uma das falhas, mas o preço, que poderia chegar aos seis dígitos, é das principais razões pelas quais clonar animais de estimação não se tivesse tornado num sucesso comercial.

In: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário