segunda-feira, 27 de junho de 2011

Hipocalcémia

A hipocalcémia ocorre devido a uma diminuição dos níveis de cálcio no sangue e alteração do equilíbrio entre o cálcio, fósforo e magnésio no organismo. Estes desequilíbrios podem ocorrer antes ou depois do parto mas geralmente acontecem 1 a 3 semanas após o parto em cadelas ou gatas. É mais comum em cadelas de raças pequenas como os caniches, pinscher ou yorkshire terrier mas pode suceder em animais de raças maiores.
Os factores que predispõem a esta doença são o aumento da necessidade de cálcio para a produção de leite, dieta com baixo teor de cálcio, falta de absorção intestinal de cálcio e patologias das glândulas paratiróides que alteram o metabolismo do cálcio.
Inicialmente os sinais podem ser apenas excitabilidade do animal e também aumento da frequência respiratória (arfar) e quando a hipocalcémia se acentua podem ter:
- Incoordenação de movimentos ou incapacidade em manter-se de pé
- Diminuição do apetite
- Tremores musculares e convulsões
- Febre
- Coma

Quando ocorre antes do parto o animal pode não conseguir ter contracções suficientes para expulsar os bebés e ser necessária cesariana.

Uma vez que o cálcio é essencial para o funcionamento do sistema nervoso e do coração esta doença pode ser fatal. Bastam 8 a 12 horas para que um animal com sintomas ligeiros da doença progrida para convulsões e se não for tratado a doença progride para a morte.
O diagnóstico é baseado na história de ter havido um parto recentemente, nos sintomas e ainda em análises para avaliar os níveis de cálcio.
Uma vez repostos os níveis de cálcio o animal apresenta melhoras bastante rápidas mas é necessário perceber qual foi a causa inicial para que possa ser corrigida e os níveis de cálcio não voltem a baixar.
No caso da cadela estar a amamentar os cachorros devem ser impedidos de mamar para promover a secagem do leite da mãe. Aos filhotes deve ser dado leite de substituição apropriado até que comecem a comer a ração de desmame. Para evitar que a cadela sofra hipocalcémia deve ser alimentada com ração própria para cachorros de alta qualidade desde o início da gravidez e até que os cachorros sejam desmamados.

Se a sua cadela/ gata estiver grávida deve aconselhar-se com o seu médico veterinário sobre os cuidados que deve ter para prevenir estas ou outras doenças que podem surgir durante a gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário