segunda-feira, 7 de março de 2011

Febre

A febre é elevação da temperatura corporal. É uma reacção orgânica de defesa. A temperatura (rectal) normal no cão e no gato é entre 38°C e 39°C.

A temperatura rectal mede-se com um termómetro normal introduzido no recto do animal. Pode medir a temperatura do seu animal em casa, destinando um termómetro normal ao seu animal. Antes de inserir o termómetro no recto, deverá lubrificá-lo com vaselina ou um produto semelhante para não causar incómodo no animal. Insira o termómetro no recto do animal cerca de 2 cm e encoste a ponta do termómetro à parede do recto. A febre é um mecanismo de defesa, tentando evitar a multiplicação de bactérias e melhorar a resposta imunitária. No entanto, se persistirem valores muito elevados, podem surgir efeitos nefastos. Animais com febre podem apresentar-se prostrados, apáticos, sem apetite, desidratados e com respiração e batimentos cardíacos mais frequentes. A maioria dos casos de febre é de origem infecciosa (bactérias ou vírus). Existem ainda outras causas de febre, como neoplasias (linfoma e outros tumores), doenças imuno-mediadas (lúpus, poliartrite idiopática) e doenças inflamatórias não infecciosas (pancreatite, doença inflamatória intestinal). Uma temperatura elevada também se pode dever a falha no sistema de regulação interno ou por um golpe de calor. Existem, portanto, muitas causas de febre e o diagnóstico pode ser complexo.

O médico veterinário pode ter que realizar um exame físico rigoroso e realizar testes de diagnóstico dispendiosos, até descobrir a razão da febre.

O tratamento da febre consiste em tratar a causa subjacente e, no caso da febre ser muito elevada, na administração de medicamentos antipiréticos. Por vezes, enquanto se aguarda pelo diagnóstico, iniciam-se antibióticos de largo espectro para debelar uma eventual infecção bacteriana. Os animais toleram mal certos antipiréticos como a aspirina e o paracetamol. Por isso, os donos nunca devem administrar medicação sem a prescrição do médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário