segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Brincadeiras destrutivas em gatos

Os gatos são normalmente animais brincalhões mas por vezes as suas brincadeiras normais podem resultar em danos ou situações indesejadas para o dono. Estas situações acontecem principalmente com animais com menos de 2 anos de idade e quando o ambiente é pobre em estímulos ou o animal sofre de falta atenção ou de espaço para se exercitar. Este tipo de comportamento pode também estar associado a animais hiperactivos, que sofrem de distúrbios de comportamento relacionados com reacções exageradas a estímulos, excitabilidade e excesso de actividade. Nestes casos pode prolongar-se durante toda a vida se não forem tratados para o problema.

As queixas mas comuns dos donos são que o gato salta e escala para zonas indesejadas destruindo objectos, empurra objectos para o chão causando activamente destruição e tem brincadeiras exuberantes que causam ferimentos. Todos estes comportamentos tem tendência a ocorrer quando está sozinho ou o dono está ocupado com outras coisas.

De forma a modificar o comportamento do gato devem-lhe ser dadas válvulas de escape para as suas brincadeiras e fazer com que os locais para onde não se quer que ele vá não estejam indisponíveis ou deixem de ser atractivos. Para isso devem ser fornecidas atenção, brincadeiras apropriadas e interacção social, ou seja:

- O dono só deve dar atenção ao gato quando ele estiver calmo e quieto e deve ignorar todas as tentativas de chamar a atenção como dar patadas ou miar.

- Os proprietários devem proporcionar pelo menos 2 sessões de brincadeira por dia ao seu gato com 10 a 15 minutos de duração cada. Se o gato se fartar de um determinado brinquedo deve-lhe ser dado um novo para espicaçar a brincadeira.

- Quando o gato fica sozinho deve ter brinquedos com som e/ou movimento, dispensadores de alimento e estruturas para escalar de forma a estimulá-lo a brincar, tendo em atenção as preferências de cada animal. Não deve usar brinquedos com lãs/fios ou outros que possam ser ingeridos e causar problemas intestinais.

- Os brinquedos devem ser dados alternadamente, trocando-os pelo menos uma vez por semana para permitir que o animal tenha experiências novas.

- Deve incentivar o gato a perseguir e atacar os brinquedos para que ele não tenha esse tipo de comportamento com as pessoas.

- Estimular o animal a usar os arranhadores e torres para escalar colocando petiscos ou pratos com comida nessas estruturas, de forma a evitar que ele suba para mobília.

- Não são aconselháveis reprimendas físicas como bater com os dedos no nariz do gato ou dar uma palmada pois nestes casos pode causar uma resposta agressiva ou medo que poderá levar a agressões futuras.

- É aconselhável aparar as pontas das unhas para ajudar a reduzir os danos causados.

- Pode ainda tornar as áreas que o gato escala desinteressantes usando fita-cola de dupla face ou desencorajadores sonoros como alarmes accionados por detecção de movimento.

Para alguns gatos a companhia de outro animal que tenha aproximadamente a mesma idade pode ser benéfica se os animais brincarem um com o outro fazendo assim diminuir outros comportamentos descontrolados.

Cada dono deve tentar conhecer o seu animal para descobrir quais as melhores brincadeiras e distracções que lhe pode proporcionar para que ele não sinta necessidade de atacar as pessoas ou objectos de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário