quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por bactérias do género Leptospira sp.. É uma zoonose, ou seja afecta tanto o Homem como os animais (a maioria dos animais domésticos e selvagens incluindo o cão). Tanto os animais como o Homem podem infectar-se por mordedura, ingestão, contacto directo das mucosas ou pele lesionada com água, alimentos ou objectos contaminados pela urina dos animais portadores e ainda pode ser transmitida pelas mães através da placenta. Os roedores são um importante veículo desta doença.
Esta bactéria é mais frequente nos meses chuvosos, principalmente em zonas alagadas e com fracas condições de higiene. Ela é eliminada pelos animais portadores durante meses a anos, mesmo quando já recuperaram da infecção. Apesar de não se multiplicar fora do hospedeiro e ser sensível a temperaturas e pH extremos a leptospira pode sobreviver até 180 dias em águas paradas e solos húmidos.
Após penetrar no organismo as leptospiras vão multiplicar-se rapidamente no sangue e tem como alvos principais o fígado e os rins podendo causar insuficiência hepática ou renal aguda.
Os sinais clínicos são muito variados e dependem da idade do animal, do estado imunitário e ainda da serovar de leptospira que o infecta. Normalmente apresentam:
- Febre
- Anorexia
- Vómito
- Desidratação

- Aumento da sede
- Icterícia (mucosas amarelas)
-
Dores musculares generalizadas
- Aumento ou diminuição da micção
- Sangue na urina ou fezes
- Sangramento pelo nariz
- Aborto

- Meningite

Em alguns casos a doença pode ser aguda causando a morte do animal sem haver manifestação de sintomas.
Para diagnosticar a leptospirose, além do exame clínico do animal são necessárias análises sanguíneas gerais e também análises específicas para tentar detectar a presença de leptospiras.
A prevenção deve ser feita vacinando o animal para a doença pois ajuda a reduzir a incidência e a gravidade da doença. A vacinação deve ser feita pelo menos uma vez por ano e em zonas onde haja muitos casos de leptospirose é recomendado vacinar duas vezes por ano. Para prevenir a contaminação de pessoas e outros animais devem ser tomados cuidados nomeadamente:
- Separar o animal de todos os restantes e mantê-lo numa zona de fácil limpeza

- Utilizar luvas quando se efectua a limpeza e desinfecção do local
- Usar desinfectantes à base de iodo
- Caso alguma pessoa que contactou com o animal apresente sinais de doença deve ser vista por um médico o mais rapidamente possível.

Se o seu animal apresentar sintomas de leptospirose deve ser levado ao médico veterinário o mais rapidamente possível para que possa ser tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário