sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Animais acidentados – Primeiros Socorros (4ª Parte)

Reanimação cardiopulmonar

Em casos de traumatismos graves ou outras situações em que o animal entre em choque pode haver uma paragem respiratória e/ ou cardíaca. Nestes casos é necessário iniciar as manobras de reanimação ao animal mesmo antes de ele chegar à clínica veterinária, na tentativa de restabelecer a respiração e o batimento cardíaco para que o cérebro e outros órgãos vitais recebam oxigénio.
Para fazer a reanimação devemos:
- Verificar que o animal está inconsciente (falar com ele, tocar-lhe).
- Caso esteja incosnciente verificar se há respiração (movimentos do tórax, saída de ar pelas narinas/boca).
- Se estiver inconsciente e com paragem respiratória deitá-lo obre o seu lado direito.
- Estender a cabeça e o pescoço e esticar a língua. Caso haja alguma coisa a obstruir a passagem do ar (saliva, vómito, etc) tentar retirar.
- Se dentro de 10 segundos o animal não respirar por as mãos em torno do focinho para fechar a boca do animal e fazer respiração boca a focinho 3 a 5 vezes (verificar que o tórax mexe ao insuflar o ar).
- Averiguar se o animal tem batimento cardíaco colocando a mão no tórax, no local onde o cotovelo bate quando se dobra a pata ou se tem pulso na artéria femoral (na parte de dentro da coxa).
- Se não houver batimento cardíaco nem pulso começar as compressões no tórax. Em cães com menos de 10 kg e gatos comprimir o tórax com uma mão de cada lado e em cães maiores fazer compressão com as duas mãos do mesmo lado do tórax.
- Fazer 12 compressões torácicas seguidas de uma respiração boca a focinho.
A reanimação deve ser feita enquanto o animal é transportado para o veterinário ou até que o coração volte a bater.


Nenhum comentário:

Postar um comentário