quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Parvovirose

A Parvovirose Infecciosa Canina é uma doença contagiosa, causada por um vírus, que ataca os cães domésticos. Esta doença provocada por um parvovírus manifesta-se de duas formas, que são a forma entérica e a forma miocárdica. A forma entérica é mais frequentemente reconhecida, por mostrar sinais evidentes como gastroenterite hemorrágica. A forma miocárdica é raramente diagnosticada porque os animais morrem subitamente sem mostrar sinais clínicos.

A doença pode afectar cães de todas as idades mas é mais frequente em cachorros com menos de 1 ano de idade.

Os sintomas da Parvovirose são variáveis, mas os mais frequentes são vómitos e diarreia. Os vómitos surgem primeiro e a diarreia costuma conter sangue e tem um mau cheiro característico. Os animais manifestam também falta de apetite, depressão e febre. Mais tarde a temperatura baixa, sendo sinal de mau prognóstico.

Este vírus tem predilecção por tecidos de crescimento rápido. Até cerca das cinco semanas de idade, o crescimento das células intestinais do cachorro é muito lento em comparação com os tecidos cardíacos. Por isso cães com menos de 5 semanas de idade podem desenvolver a forma miocárdica, levando a morte súbita sem mais sintomatologia.

A contaminação é feita através das fezes de cães infectados. Os dejectos de um cão infectado podem ter uma grande concentração de vírus. Este vírus é muito estável no ambiente e resistente ao calor, detergentes e álcool. Pode resistir nas fezes do cão no meio ambiente durante 3 meses. Devido à sua estabilidade, o vírus é facilmente transmitido. Não sendo necessário contacto directo entre cães, basta haver contacto com superfícies contaminadas, tanto na rua como transportadas pelos proprietários para casa.


O diagnóstico é por vezes uma suposição. A sintomatologia indica que o animal está com uma gastroenterite mas qual o agente que está por trás fica por definir. Podem fazer-se testes sanguíneos mas os resultados não são conclusivos.

Não existe tratamento que mate o parvovírus que infecta o cão. Fazem-se tratamentos sintomáticos, mantendo a hidratação do animal e tratamento contra as baterias oportunistas que atacam nestas situações.

A prevenção da parvovirose passa pela vacinação. Idealmente os cachorros devem nascer de cadelas vacinas que lhes vão transmitir anticorpos no leite. Os cachorros deverão ser vacinados conforme o programa vacinal mais indicado a cada situação, que pode começar às 5 semanas de idade. Enquanto o plano vacinal do cachorro não estiver concluído não deve passear na rua, principalmente em locais frequentados por outros cães. Os cães adultos devem ser vacinados pelo menos uma vez por ano.

A estabilidade deste vírus no ambiente torna importante a desinfecção das áreas contaminadas e dos objectos (recipientes de comida, da água, etc) contaminados com uma solução com lixívia. Antes da desinfecção fazer uma boa lavagem com detergentes e água quente para eliminar resíduos orgânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário