quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Análises sanguíneas

Actualmente as análises laboratoriais em conjunto com outros meios auxiliares de diagnóstico (raio x, ecografia, etc) são ferramentas importantes para o trabalho dos médicos veterinário. As análises sanguíneas permitem:

- Ajudar a diagnosticar doenças nos animais de companhia,

- Avaliar o seu estado antes de uma cirurgia,

- Monitorizar a resposta a certos tratamentos,

- Monitorizar animais geriátricos que têm mais predisposição para que alguns órgãos possam deixar de funcionar correctamente.

As análises clínicas por si só não permitem na maioria dos casos dar uma resposta definitiva acerca da doença que o animal tem, muitas vezes dão apenas pistas que devem ser interpretadas em conjunto com os sintomas, a avaliação clínica do estado do animal e até outros exames complementares para que se possa chegar a um diagnóstico.

Existem vários tipos de análises sanguíneas que podem ser efectuados, por exemplo:

- Hemograma: faz a contagem dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Permite saber se o animal está anémico, dá indicações sobre a existência de infecções ou de diminuição das defesas do organismo (glóbulos brancos) e permite saber se há diminuição das plaquetas.

- Bioquímicas sanguíneas: possibilita verificar se alguns órgãos estão com as suas funções normais ou não (rins, fígado, etc).

- Análises para despiste de parasitas sanguíneos: podem ser feitos através de vários métodos dependendo do parasita que se procura. A dirofilariose e a babesiose por exemplo podem ser diagnosticadas por observação ao microscópio de um esfregaço de sangue enquanto a leishmaniose geralmente é diagnosticada através de ELISA ou imunofluorescência indirecta.

- Análises para despiste de vírus: através de análises de sangue podemos fazer o diagnóstico de infecções virais como a imunodeficiência felina (FIV), leucemia felina (FeLV) ou esgana.

- Análises hormonais: avaliam o funcionamento da glândula supra-renal, da glândula tiróide entre outras, que causam doenças graves nos animais de companhia.

- Análises toxicológicas: determinam se um determinado tóxico está presente no organismo.

Alguns tipos de análises podem ter falsos positivos ou falsos negativos. Na origem disso pode estar resultados cruzados com outras doenças (o animal é positivo a outra doença) ou falhas da reacção considerada normal do organismo do animal ao agente em questão.

É importante salientar que na prática não é possível determinar todos os parâmetros, testar todos os vírus possíveis, detectar qualquer tóxico, … Em termos económicos e de tempo seria incomportável. Conforme a suspeita clínica serão escolhidos os parâmetros considerados mais relevantes.

Em caso de dúvidas peça ao seu médico veterinário que o esclareça sobre a pertinência das análises requeridas e sobre a interpretação dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário