segunda-feira, 23 de agosto de 2010

VIAJAR COM O SEU CÃO – DE AUTOMÓVEL

O cão deverá ser habituado a viajar de carro desde pequeno. Comece com pequenas viagens. O destino não deverá ser sempre excitante porque às vezes esta situação leva a que o animal associe a viagem ao local excitante tornando-se difícil mantê-lo calmo no carro. Os primeiros passeios de carro deverão ter um acompanhante junto ao animal. Quando ele se mantiver calmo e sossegado deverá ser felicitado e recompensado. Um animal acostumado a viajar tornará as viagens necessárias muito mais tranquilas.

Prepare a viagem antecipadamente, protegendo o local onde irá o cão. Prepare uma taça para lhe dar água.

Por vezes o cão pode ficar nauseado e vomitar por isso alimente o cão aproximadamente 8 horas antes de partir, com uma refeição mais ligeira do que o habitual. Se mesmo assim o cão tolerar mal as viagens de carro, pode administrar-lhe um medicamento anti-enjoo ou, até mesmo um sedativo. Estes medicamentos devem ser aconselhados pelo seu Médico Veterinário.

Nunca se esqueça da segurança (sua e do seu animal). O cão não deverá viajar à solta no carro. Deve colocar-lhe um cinto de segurança para cães ou transporta-lo dentro de uma transportadora de tamanho apropriado ao animal.

Não transporte o seu cão dentro do porta-bagagens fechado porque sendo um ambiente fechado pode levar à morte do seu animal por golpe de calor. Coloque na coleira uma chapa de identificação, com o nome e número de telefone na eventualidade de que o cão se perca, em caso de acidente ou de fuga numa das paragens.

Deverá proceder a pequenas paragens a cada 2 horas de viagem, para o cão beber água e fazer as suas necessidades.

Não deixe o seu cão viajar com a cabeça de fora da janela porque a circulação de ar pode provocar-lhe lesões oculares.

Não se esqueça de levar a documentação do seu animal e de prevenir antecipadamente contra as doenças endémicas da região para onde se desloca.

E boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário