quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pseudogestação

A pseudogestação é uma condição em que se verificam alterações hormonais nas cadelas que podem causar alterações psicológicas e físicas idênticas à de uma gravidez. Estas alterações ocorrem 6 a 14 semanas após o cio mesmo sem a cadela ter acasalado.

Estima-se que cerca de 50% das cadelas apresente esta condição pelo menos uma vez na vida mas a maior parte das que tem um episódio de pseudogestação tem tendência a repeti-lo nos cios seguintes.

Sabe-se que esta situação está relacionada com alterações hormonais a nível da prolactina e da progesterona mas os mecanismos exactos para a ocorrência desta situação ainda não são completamente compreendidos. Pensa-se que esteja relacionada com o comportamento selvagem dos cães em que todas fêmeas da matilha têm os cios sincronizados mas apenas a dominante pode acasalar. Este comportamento faz com que as restantes fêmeas também tenham leite e possam amamentar os cachorros da fêmea dominante enquanto ela sai em busca de alimentos para a matilha.

Sendo as causas para este problema hormonais, pode estar associado a tratamentos com medicamentos hormonais como a pílula contraceptiva.

Os sinais clínicos que os animais apresentam frequentemente são físicos e comportamentais:

- Fazer um ninho (escavando ou juntando roupas, jornais, etc)

- Adoptar brinquedos ou bebés de outras fêmeas tendo cuidados excessivos com eles

- Agressividade

- Inquietação

- Lamber a barriga e as mamas

- Aumento do volume mamário e abdominal

- Produção de leite

- Aumento de peso

- Diminuição do apetite

O diagnóstico do problema faz-se com base na história clínica e exame físico do animal. Em casos em que a cadela possa ter acasalado com um cão deve-se fazer uma ecografia para confirmar que de facto se trata de uma gravidez, piómetra ou de um parto recente.

Em casos menos graves a doença pode ser auto-limitante e os sintomas desaparecem por si após 3 semanas, sendo apenas necessário o uso de um colar para que a cadela não estimule a secreção de leite. Nos restantes casos pode ter de se recorrer a tratamento médico com administração de medicamentos que contrariam as hormonas em circulação.

As complicações mais comuns são as mamites e dermatites cutâneas porque o animal se lambe constantemente. Há ainda uma maior predisposição para o aparecimento de tumores mamários por causa da constante estimulação da glândula mamária por hormonas.

Aconselha-se a esterilização do animal para resolver completamente este problema, principalmente em cadelas que façam mais do que uma pseudogestação. Deve-se ter em atenção que se o animal for esterilizado durante um destes episódios a pseudogestação pode-se tornar permanente.

Caso o seu animal tenha este problema deve-se aconselhar com um médico veterinário sobre qual a solução mais adequada para o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário