sexta-feira, 21 de maio de 2010

Praganas

As praganas ou espiguetas são sementes de cereais ou pequenas espigas de ervas que quando ficam secas se agarram aos pêlos dos animais. Existem principalmente na Primavera e Verão e os animais mais afectados são os cães (Cocker spaniel, Lhasa apso, Caniches, Serras da Estrela) e gatos de pêlo longo. Geralmente encontram-se nas patas (entre os dedos), dentro dos ouvidos e nas axilas mas também podem aparecer nos olhos, nas narinas e na boca, dependendo do tamanho das ervas e do animal.

Devido ao seu formato de dardo, apenas progridem numa direcção acabando por se aprofundar cada vez mais no pêlo e penetrar na pele causando feridas muitas vezes com pús. Nos casos mais graves podem perfurar outros tecidos (tímpano por ex.) e migrar.
Quando provocam feridas na pele podemos ver o pelo molhado por causa das secreções da ferida, pode haver coxeira e o animal lambe a zona por lhe causar desconforto. Se entrarem nos ouvidos o animal coça-se, abana a cabeça, gane, é visível cerúmen muito escuro a sair do ouvido e pode andar com a cabeça de lado. Nos olhos, os sinais costumam ser iguais a uma conjuntivite. O animal coça o olho, que pode estar congestionado, com corrimento e semi-serrado. Por vezes o olho fica afundado na arcada ocular parecendo mais pequeno que o outro. No nariz provocam espirros e dificuldade respiratória além do animal coçar para tentar tirar a pragana.

O tratamento varia muito com a zona afectada mas passa sempre por retirar a pragana, o que em casos mais graves pode implicar uma cirurgia. Para além do incómodo, as praganas podem provocar otites crónicas, infecções graves e perda da visão no caso de a localização ser ocular, quando não devidamente tratadas.

Para evitar que as praganas causem danos graves deve evitar que o seu animal passeie por zonas onde existam este tipo de ervas e verificar o pêlo de cada vez que ele passeie no campo de forma a retirar todas as ervas que fiquem agarradas. Em alguns animais que vivam em zonas de contacto permanente com praganas pode ser aconselhado tosquiar, pelo menos as patas, nos meses de maior risco.

Caso veja que o seu animal tem algum dos sintomas acima descritos, sobretudo se esteve em locais de risco leve-o imediatamente ao médico veterinário.

Um comentário:

  1. ola boa tarde!!
    Eu faço tosquias e agora nesta altura isto e "prato do dia"!!Ontem tive um cocker num estado lastimavel xeio de praganas....e tinha pelo menos uma que nao saio estava espetada na pata!!Que horror....

    ResponderExcluir