sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pulgas

As pulgas são os parasitas externos mais comuns nos cães e gatos mas podem afectar a maioria dos mamíferos, incluindo o Homem. A espécie de pulga mais comum é a Ctenocephalides felis que está presente em cerca de 90% dos cães e gato infestados. Estes parasitas, apesar de dependerem do hospedeiro para se alimentarem infestam igualmente o ambiente. Deste modo se não for mantida uma boa higiene podem aparecer em todo o lado mesmo que já lá não estejam animais há algum tempo.

Estes pequenos insectos movem-se através de saltos pelo que não é necessário um contacto muito próximo entre animais para que fiquem infestados. Qualquer animal pode trazer uma pulga por ter passado num jardim, numa zona do prédio ou andado num carro onde possam ter estado animais com pulgas.
A presença das pulgas no hospedeiro pode ser detectada vendo a pulga adulta ou vendo as suas fezes. As fezes de pulga assemelham-se a um pó preto sobre a pele do animal mas quando molhadas tornam-se vermelhas porque têm restos de sangue.

As fêmeas da pulga podem viver até 100 dias no animal pondo em média 20 ovos por dia em cima do hospedeiro. Como os ovos não se fixam ao pêlo ou pele acabam por cair no chão onde se vão desenvolver dando origem às larvas. As larvas evitam a luz solar procurando zonas escuras e quentes onde possam crescer. Escondem-se nos espaços do soalho, carpetes, móveis ou em zonas com árvores onde encontram matéria orgânica e fezes de pulgas das quais se alimentam. Após alguns dias a larva transforma-se em pupa, criando um casulo onde pode permanecer até 140 dias, sobrevivendo a condições ambientais adversas e aos insecticidas. Sentindo a presença de animais ou pessoas a pupa transforma-se em pulga adulta e começa a sugar sangue do hospedeiro.


Em ambientes amenos e com alguma humidade como as casas ou canis as pulgas podem manter-se durante todo o ano activas infestando o ambiente e o animal. No total apenas 5% das pulgas são adultas e estão sobre os animais, os restantes 95% encontram-se nas formas larvares andando no ambiente.
Se este ciclo não for interrompido a infestação no animal torna-se cada vez maior causando mal-estar e danos na sua saúde. Além de sugar o sangue e provocar muita comichão as pulgas podem causar alergias, transmitir parasitas sanguíneos e ténias.

Existem diversos produtos disponíveis no mercado para matar e/ou controlar o crescimento das pulgas no animal e ambiente como coleiras, pipetas (spot-on), sprays, champôs e até comprimidos.
Para elimina-las do ambiente é necessária uma boa higiene aconselhando-se:
- Aspirar bem os locais onde se alojam os ovos e larvas tendo o cuidado de deitar fora o saco do aspirador ou colocar no seu interior pó para matar as pulgas de modo que estas não se desenvolvam no seu interior
- Lavar a cama do animal frequentemente
- Usar sprays insecticidas para matar os adultos e larvas que existam no ambiente após ter retirado do local todos os animais e alimentos.

Deve consultar o seu médico veterinário acerca do produto mais adequado para o seu animal e para usar no ambiente e ler sempre bem as instruções de utilização do produto. Alguns produtos são para uso exclusivo em cães podendo ser mortais nos gatos e existem também produtos que só podem ser usados no ambiente e nunca sobre os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário