sexta-feira, 26 de março de 2010

Cuidados antes e depois de uma cirurgia

Se o seu animal vai ser sujeito a uma cirurgia deverá proceder a alguns cuidados antes e depois da operação para que corra tudo bem. Na altura da marcação da cirurgia serão dadas algumas recomendações pelo seu médico veterinário, que deve seguir à risca. Cada espécie tem as suas características individuais e procedimentos cirúrgicos/anestésicos diferentes podem exigir cuidados diferentes.

Antes

Os cães devem ser submetidos a um jejum de algumas horas (em geral 12) e os gatos de aproximadamente 8 horas antes da operação. Não deve ser dado qualquer alimento ao animal (incluindo leite). Deverá retirar também a água por volta de 2 horas antes. O jejum é muito importante para que não haja vómito durante a anestesia/ cirurgia. Se o vómito ocorrer enquanto o animal estiver anestesiado poderá haver uma aspiração do vomito para as vias aéreas, podendo provocar pneumonias ou sufocar o animal levando-o à morte. Um estômago vazio permite minimizar estes riscos.

O animal não deve estar demasiado excitado nem cansado antes da operação; por exemplo, não deve ser sujeito a um passeio demasiado longo no dia da cirurgia.

Depois

Durante a cirurgia a temperatura do animal desce muito. Caso o procedimento não exija internamento, leve um cobertor para o poder levar quentinho para casa.

O animal deve acordar num local que lhe é familiar, de preferência o seu local favorito. Não o deixe acordar em cima de camas ou sofás pois ele pode ainda não ter recuperado a capacidade de se levantar e provocar ferimentos na queda.

Mantenha a temperatura ambiente confortável e recorra a cobertor para o ajudar a equilibrar a sua temperatura corporal.

O animal deve ser observado, no entanto, deve acordar calmamente. O barulho, a luz ou os mimos excessivos podem excitar o animal e prejudicar o sono após a anestesia, o que pode estimular desnecessariamente o sistema circulatório do animal.

Siga correctamente as instruções para administração de medicamentos, de forma a obter o efeito mais adequado e com a máxima segurança.

Sempre que lhe sejam recomendados meios para protecção de pensos, por exemplo colares isabelinos, deverá seguir as instruções que lhe sejam indicadas. Por vezes o animal parece tranquilo em frente dos donos, mas quando se encontra sozinho pode destruir os pensos, suturas, etc

O animal no pós-operatório pode ter o apetite diminuído, estar menos brincalhão ou até mesmo queixoso. Por vezes é difícil definir o que ultrapassa a normalidade, em caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico veterinário.

6 comentários:

  1. POR FAVOR ME AJUDE!!!! minha york de 9 meses começou a vomitar e a ter diarreia por varias vezes em menos de 2 hrs entao levei ela ao veterinario, eles tiraram raio X e constatarao algo estranho, fiquei preocupada pois quatro dias antes ela tinha comido um pedacinho de aluminio que estava no chao. A veterinaria disse que ela teria que fazer uma indoscopia para retiragem do suposto “papel metalico” que estaria entalado no estomago dela, e se nao conseguisse tirar com a indoscopia ela teria que fazer uma cirurgia nela, (1,700 dolares) entao me desesperei e disse que sim que ela poderia fazer oque precisasse fazer. Fizeram a indoscopia e nao acharam nada ai foi feita a cirurgia e tambem nao foi achado nada. Tiraram o raio X novamente e dessa vez estava normal. Passado dois dias no hopital ela ja esta aqui em casa, aparentimente bem, dormindo bastante (acho que devido aos efeitos dos remedios e do soro que ela estava tomando) MAS agora fico me culpando e perguntando, SERA QUE ME PRECIPTEI ACEITANDO DEIXAR MINHA CACHORRINHA FAZER ESSA CIRURGIA E NAO TER IDO AO UM OUTRO VET OUVINDO UMA SEGUNDA OPNIAO? estava muito nervosa pois ela eh como uma filhinha p mim estava desesperada e em panico nao conseguia raciocinar. Foi a melhor escolha ter ido no primeiro veterinario ou deveria ter agido diferente ouvindo outra opniao? por favor me ajudem falando oque vcs acham sobre isso, independete ela parece estar bem agora mas se errei nao quero cometer esse mesmo erro e que tambem sirva p quem tiver o mesmo problema um dia. obrigada

    ResponderExcluir
  2. A medicina não é uma ciência exacta. Muitas vezes deparamo-nos com a dúvida: fazer cirurgia ou não fazer. Algumas vezes opera-se e afinal não havia nada, outras vezes não se opera e afinal devia ter-se operado. Todas as tomadas decisão implicam um risco.
    Na minha opinião não fez mal em não ter procurado uma segunda opinião. Era uma situação urgente que precisava de uma decisão rápida. Embora se tenha verificado que afinal já não havia corpo estranho.
    Em casos que não exijam uma decisão urgente, se sentir alguma dúvida pode pedir uma segunda opinião. E embora possa haver opiniões diferentes, ou veterinários mais especializados, há sempre a dúvida de qual a opinião certa, qual realmente a melhor decisão a tomar.
    Existem casos de negligência e de incompetência. Mas na maioria das vezes as dúvidas que surgem são intrínsecas às situações complexas.
    No seu caso particular acho que o seu médico veterinário foi zeloso e cuidadoso. Teria sido muito pior se não tivessem operado a sua cadela e ela tivesse morrido, não é?
    Em cachorros é muito frequente haver a dúvida se existe corpo estranho ou se é uma gastroenterite por outra razão. Eles gostam muito de roer as coisas mais improváveis, mas também estão mais susceptíveis a viroses. Os exames complementares por vezes deixam-nos dúvidas.
    Já me aconteceu: fazer a cirurgia e não haver corpo estranho.
    Boa sorte para a sua cachorra. E cuidado com os objectos que ela possa engolir.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos e apaixonados por cães
    Necessito muito da ajuda de vcs,ou quem sabe depoimentos de quem já passou por isso,há 20 dias,uma das minhas chow chows,a Oprah fez uma cirurgia de emergência que a deixou quase sem vida,seu útero se rompeu antes do parto,nasceram dois filhotes,porém outros dois ficaram espalhados pelos seus órgãos por 2 dias,um estava morto grudado no estômago dela e outro na bexiga.
    Cuidamos dela minuto a minuto,por 3 dias carreguei ela no colo p não fazer esforço,demos os remedios e graças á Deus ela passou por essa sem maiores danos,infecções,etc,porem hoje,20 dias depois estou um tanto quanto desamparada com um novo acontecimento; a Oprah vomita constantemente um líquido semelhante a uma espuma,não pode comer nada sólido,não pára na no estômago dela,levei no veterinario para tirar os pontos ,ele examinou,disse que ela está com uma recuperação muito boa,e que os vômitos e constantes ânsias poderia ser uma gastrite devido á acidez do estômago,remédios etc!
    No momento estou dando p ela,sempre com muito sacrificio p ñ vomitar,leite p caes convalescentes,proteína moderada,ferro,calcio,faço sopa passada na peneira,mas na maioria dos casos ela vomita,ainda bem que é mais uma agua meio espuma e nunca a sopa inteira,estou dando de medicamento Garviz 2 x ao dia para a gastrite,Emolitam,que tem vitaminas,um remédio com ferro,mas está bem difícil conseguir medica la sem que ela tenha ânsia.
    Essa semana ela fez uma arte que me deixou curiosa,ela subiu na mesa e comer um sorvete de creme que estava num copo,e foi a única vez que ela ñ teve ânsia,nem soltou a tal espuma,fiquei pensando se algo mais gelado pode cair melhor em seu estômago,mas tbm não sei de nada especifico sobre isso!
    Muitas vezes,mesmo sem ter comido nada,ela começa a salivar e ficar engasgada,as vezes a impressão,é que ela está perdendo o fôlego
    Gostaria de saber se alguém já passou por isso,e se no caso de não surtir efeito,que tipo de alimento eu poderei dar á ela,enfim,temos o respaldo do veterinário,mas nessas horas nos sentimos perdidos,gostaria de ouvir depoimentos ou conselhos de alguém,até pq o remédio ñ está melhorando muito e tenho medo dela ir ficamdo cada vez mais fraquinha.
    Caso alguem indique algo natural tbm será muito bem vindo!
    Muito o brigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigo,

    Minha cachorrinha também passou por uma cirurgia faz quase 1 mês e meio, para retirada do útero pois estava infeccionado.

    Retornou para casa super bem. Após os cinco a sete dias de remédios para evitar infecção ela começou com o mesmo problema que a sua cachorrinha.

    Ela perdeu muito peso, sente muita fome. Fazemos as medicações similares. Mas percebo que quando damos a alimentação (uma ração por vez - grão) em quantidade superior a 10 grãos ela começa a passar mal e vomita o alimento e essa espuma branca com uma gosma transparente espessa.

    Alguém saberia me dizer o que é? Quando Levei no veterinário e ele começou o tratamento para dor no estômago. Mas até agora nada.....

    O que podemos fazer?

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu tenho uma gatinha q teve q ficar de jejum da meia noite de segunda pra terca pra fazer uma cirurgia, cirurgia meio q de emergência pq ela estava com o útero bem enchado...pois agr ela esta bem mas esta anestesiada e sem come ainda pois o veterinário disse q nao era pra nao comer e nem beber nada, gostaria de saber se isso esta correto? E agr eu estou preocupado pq ela está tentando anda mais eu nao sei se é pq ela esta fraca da anestesia ou esta fraca pq esta sem come...e tbm ela ja vômitou e vômitou deitada isso tem algum problema? Por favor se puderem me responder e me ajudar eu agradeço obg...!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu tenho uma gatinha q teve q ficar de jejum da meia noite de segunda pra terca pra fazer uma cirurgia, cirurgia meio q de emergência pq ela estava com o útero bem enchado...pois agr ela esta bem mas esta anestesiada e sem come ainda pois o veterinário disse q nao era pra nao comer e nem beber nada, gostaria de saber se isso esta correto? E agr eu estou preocupado pq ela está tentando anda mais eu nao sei se é pq ela esta fraca da anestesia ou esta fraca pq esta sem come...e tbm ela ja vômitou e vômitou deitada isso tem algum problema? Por favor se puderem me responder e me ajudar eu agradeço obg...!!!

    ResponderExcluir