quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tosse do Canil

A tosse do canil (traqueobronquite infecciosa canina) é uma doença respiratória que afecta os cães provocada por uma associação de bactérias (Bordetella bronchiseptica) e vírus (vírus da parainfluenza canina e adenovírus canino tipo 2). Geralmente a infecção começa na traqueia e pode alastrar até aos brônquios e pulmões. Muitas vezes os vírus são os primeiros a atacar e as bactérias aproveitam-se da debilidade do organismo para alastrar.
A doença existe durante todo o ano mas quando as temperaturas são mais baixas há maior propensão para a contaminação. A transmissão faz-se através de espirros ou tosse, objectos contaminados (comedouros/bebedouros, jaulas, calçado ou roupa) de forma muito rápida. Os animais mais predispostos a contrair a doença são os que estão em locais de concentração de muitos cães. Estando este facto na origem do nome da doença: Tosse do Canil. Assim os mais expostos à contaminação são cães que estejam em canis de criação, hotéis caninos, em exposições, cães de caça, ou mesmo parques onde seja habitual passearem cães. Os animais jovens, debilitados ou com alergias são mais susceptíveis a esta doença.

Os sintomas aparecem 3 a 10 dias após a infecção sendo os mais comuns:

-Tosse seca durante períodos prolongados muitas vezes após exercício ou pressão da coleira

- Vómito provocado pela tosse

- Febre

- Apatia

- Corrimento nasal e/ou ocular

- Diminuição do apetite

- Dificuldade respiratória

Se houver infecção bacteriana pode haver agravamento da doença para broncopneumonia o que pode por a vida do animal em risco.

Em muitos casos o estado geral de saúde do cão não está muito alterado e a doença resolve-se rapidamente com medicação.

Para evitar a propagação da doença, quando um animal está infectado deve ser isolado dos restantes e o espaço onde ele esteve deve ser desinfectado e mantido vazio por algumas semanas. Enquanto todos os animais não estiverem completamente curados não deve ser introduzido nenhum animal novo em casa.

A prevenção é a melhor solução por isso deve evitar:

- Dar banho ao seu cão nos dias mais frios e se for mesmo necessário secá-lo muito bem

- Expô-lo a variações de bruscas de temperatura

-Levá-lo para locais de grande concentração de cães.

Caso ele vá para locais de risco como hotéis deverá vacina-lo para esta doença. A vacina não é completamente eficaz na prevenção da doença mas caso ele a apanhe terá sintomas muito mais leves que na maior parte das vezes desaparecem sem necessitar de medicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário