terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Obesidade – Um gordo problema

A obesidade é uma doença cada vez mais frequente nos animais de companhia. Resulta de ser dada ao animal uma alimentação com excesso de energia relativamente à que ele gasta na sua actividade diária. Assim, todas as calorias que não são gastas serão armazenadas sob a forma de gordura.
Um animal é considerado obeso quando o seu peso excede em 15% ou mais o peso ideal (um cão cujo peso ideal é de 10 kg é considerado obeso a partir dos 11,50 kg). Para além do peso existem alguns sinais de que o animal está com excesso de peso aos quais deve estar atento:
- As costelas não estarem palpáveis
- Deixar de se conseguir sentir as vértebras
- Observar que há acumulação de gordura na zona da barriga, principalmente nos gatos.


Existem raças mais predispostas a obesidade como os Labradores e os Basset Hound com as quais os cuidados nutricionais devem ser redobrados. A idade é um factor que predispõe para a obesidade pois o animal diminui a actividade física, logo necessita de uma alimentação menos calórica. Em alguns casos a esterilização/castração também pode aumentar tendência para o aumento de peso.
A obesidade acarreta riscos graves para a saúde como:
- Tendência para ter diabetes
- Problemas articulares (artrite, artrose, rupturas de ligamentos)
- Diminuição da actividade física e da tolerância ao calor
- Dificuldade respiratória e problemas cardíacos
- Problemas hepáticos (principalmente nos gatos)
- Aumento do risco cirúrgico


No caso da obesidade, prevenir é muito mais fácil que remediar. O dono deve ter em atenção:
- Dar apenas a dose diária recomendada pelo fabricante da ração para o peso do animal em 2 refeições no caso dos cães ou deixá-la à disposição no caso dos gatos.
- Dar o tipo de ração apropriada à faixa etária e condição do animal. Não dar ração junior a animais adultos. Dar ração ligth em caso de tendência para a obesidade.
- Se o animal tiver

comportamentos de pedinchar na altura das refeições poderá ser fechado noutra divisão enquanto a família come e assim evitar os deslizes de alguns elementos da família.
- Providenciar prática diária de exercício físico: nos cães pode ser através de um passeio diário longo ou de natação; nos gatos deve-se tentar perceber quais as brincadeiras favoritas e incentiva-las.
- Não dar restos das refeições nem alimentos com açúcar: as sobras normalmente contêm maior quantidade de gordura que deve ser evitada. Quando o animal comer alimentos extras (comida caseira, biscoitos, etc) deve ser reduzida a sua dose diária de ração para que a quantidade de calorias ingerida por dia seja adequada
- Reduzir a quantidade de guloseimas (biscoitos, comida enlatada, etc) que devem ser usadas só para felicitar o animal quando realiza correctamente os exercícios de aprendizagem.

A obesidade não é um problema estético. A obesidade é um problema grave que acarreta consequências negativas na saúde do seu animal, deve ser evitada e controlada pelos donos. Gordo? Só queremos o Pai Natal… Se verificar que o seu animal tem tendência para aumentar de peso deve consultar o seu médico veterinário para que ele lhe indique qual a dieta mais indicada para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário