sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Socialização em animais jovens

O comportamento social faz parte da vida dos animais de companhia e tal como aprendem a obedecer a ordens, aprendem a socializar com outros animais e pessoas ao longo da sua vida. O animal deve ser habituado desde cedo a diferentes estímulos como: ir ao veterinário, interagir com pessoas e animais da mesma espécie e de espécies diferentes. Criar estes hábitos é uma essencial para evitar problemas de comportamento na sua vida futura (agressividade, fobias, etc).


A socialização com animais da mesma espécie começa desde logo com a mãe e os cachorros/gatinhos da ninhada que o ajudam a compreender o comportamento da sua espécie. A socialização deve começar entre os 1,5 e os 4 meses de idade, sendo esta a fase decisiva no caso dos cães pois estão mais receptivos a novas experiências. Depois os cães passam por um período em que têm medo de enfrentar novas pessoas e situações em que necessitam do apoio do dono para os ajudar a ultrapassar os seus receios.

Para os gatos deve ser iniciada entre os 10 dias os 2 meses pois nesta idade começam a perder o medo e a conhecer o ambiente. A socialização por vezes é dificultada porque nesta idade os cachorros/gatinhos ainda não completaram o seu plano de vacinação e não podem andar na rua e ter contacto com outros animais livremente. Contudo podem vir à rua ao colo, andar de carro, contactar com pessoas e com outros animais saudáveis, vacinados e desparasitados. De cada vez que o animal contacta com um novo ambiente, uma nova pessoa ou animal devemos tentar que a experiência seja positiva, qualquer experiência negativa neste período irá deixar marcas no comportamento do animal que queremos evitar.

Devemos certificar-nos que a pessoa ou animal com quem vai contactar irá reagir bem ao nosso cão/gato e dar recompensa se o animal se comportar bem (festas, biscoitos, etc). Ao socializar os animais com pessoas devemos tentar expô-los a diferentes tipos de pessoas, desde crianças a idosos, familiares ou desconhecidos e que usem todo o tipo de roupas e acessórios para que o animal se habitue às diferenças. O mesmo deve ser feito em relação a outros animais, tentando que o cachorro/gatinho contacte com diferentes animais da mesma espécie e de espécies diferentes da sua. Até aos 6 meses de idade os animais devem continuar a ser expostos a todo o tipo de estímulos (barulhos, ambientes diferentes, etc) de forma gradual para que possam ir perdendo o medo.

Se não conhecer outros animais com quais o seu cão/gato possa socializar deve inscreve-lo numa escola de treino onde ele possa ter contacto com outros animais.

2 comentários:

  1. E o que fazer qd o animal é demasiado sociável? Tenho um gatinho que vê o mundo como um grande parque de diversões. Não adianta bufar, ladrar, persegui-lo, pois para ele isso apenas significa uma coisa: brincadeira! Qq dia acaba na barriga de algum cão mais mal humorado....

    ResponderExcluir
  2. Se pequenos sustos não ajudam,nesse caso nada a fazer! A não ser rezar para que nenhum cão o apanhe e faça dele o pequeno almoço.

    ResponderExcluir