terça-feira, 17 de novembro de 2009

O cão ideal

Escolher qual o cão que mais se adequa a uma pessoa e ao seu estilo de vida não é uma tarefa fácil, por isso quando se decide adquirir um cão deve-se ter em conta o seu carácter e não esquecer que estamos a ganhar uma amizade que pode durar mais de 15 anos. Há muitos factores que definem o sucesso na relação cão/dono, por isso devemos ter cuidado na altura de escolher o cão para que a maravilhosa experiência de ter um animal não nos deixe com os cabelos em pé e não tenha um triste desfecho.
Quando se pensa em ter um novo cão deve-se ter em conta o seu temperamento e porte, a adequação ao modo de vida e aos desejos do novo proprietário. Estas características são bem mais importantes para o sucesso desta nova relação do que a beleza exterior do animal.
Se uma pessoa quer um cão para a acompanhar nos seus passeios ou corridas não deve certamente escolher um cão com patas curtas pois este dificilmente conseguirá acompanhar o seu ritmo.
O porte não é o único factor a ter em conta. Por exemplo, uma pessoa que mora num apartamento e por isso decide arranjar um cão de porte pequeno ou médio, de pêlo curto. Se a pessoa escolher um cão de caça, como um Terrier ou um Beagle por exemplo, é muito provável que arranje problemas. Sendo cães de caça, foram desenvolvidos para correr, precisam de muito exercício e se ficarem dentro de um apartamento durante o dia inteiro irão acabar por arranjar outras actividades como roer os móveis ou ladrar incessantemente. Poderá tornar-se um cão infeliz com um dono infeliz.

Se uma pessoa escolher uma raça de pêlo comprido, deve contar com o que isso implica: escovagens frequentes, possíveis tosquias, pêlos por todo lado, etc...

Para escolher o cão mais adequado devemos avaliar:

Onde e como viverá o seu cão?
- Num apartamento ou numa moradia com quintal
- Se terá companhia todo o dia ou se ficará em casa sozinho
- Se poderá ou não entrar em casa
- Se terá um dono sempre disponível para longos passeios e brincadeiras
- Se o dono terá tempo para o treinar
- Se existem vizinhos que possam reclamar dos latidos

O temperamento do cão ?
- Um cão desportista ou mais sedentário
- Um cão de companhia ou principalmente de guarda
- Um cão dócil que conviva bem com crianças, com pessoas idosas e/ou com outros animais

Que características físicas deseja no cão?
- Tamanho mini, pequeno, médio ou grande.
- O tipo de pêlo: curto, médio, comprido, cerdoso, etc.
- Um cão para ir a exposições, criação ou simplesmente um cão de estimação

Tendo respondido a estas questões já é mais fácil pesquisar as raças de cães existentes, falar com veterinários, criadores, treinadores e outras pessoas que tenham cães do género que melhor se enquadra no que pretende vir a ter para verificar se é o ideal para si.

2 comentários:

  1. Para algumas pessoas o cão ideal é mesmo de peluche ou de loiça!...

    ResponderExcluir
  2. LEMBRAR SEMPRE QUE A VIDA DO CAO EST[A EM SUAS MAOS, ELE DEPENDERÁ SEMPRE DE VOCE...ELE AGORA FARA PARTE DA SUA FAMILIA, INCLUINDO TEMPO E GASTOS....NAO É DESCARTAVEL...NAO O JOGUE FORA...ELE ACOMPANHARÁ VOCE DURANTE TODA A VIDA.. PENSE PENSE ANTES DE TER UM CAO E AI SIM...TERÁ UM COMPANHEIRO INSEPARAVEL E UM AMOR INCONDICIONAL....PARA SEMPRE!!!!

    ResponderExcluir