quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Outubro - Mês da Saúde Oral

O aparecimento de tártaro e a queda de dentes nos animais de companhia são muitas vezes vistos pelos donos como sendo normais devido ao seu envelhecimento. Na verdade, ambos os processos fazem parte de uma doença grave e podem ser evitados se for seguido um programa de higiene oral diário, tal como acontece com os seres humanos.

A doença periodontal inicia-se com o aparecimento da placa dentária, uma camada amarela que cobre os dentes dos cães/ gatos e que é formada por bactérias, restos de comida e componentes da saliva. A sua formação acontece em menos de 6 horas após a limpeza dos dentes e quando se encontra em maior quantidade é responsável pela inflamação das gengivas e mau hálito. Nesta fase a doença é reversível se for retirada a placa dentária através da escovagem dos dentes.

Quando por cima da placa dentária se começa a acumular cálcio salivar forma-se o tártaro que dá uma aparência rugosa aos dentes e facilita a aderência de bactérias. O tártaro aparece principalmente nos dentes superiores havendo uma parte visível e outra que fica por baixo das gengivas, onde crescem bactérias que causam destruição dos ligamentos que unem o dente ao osso alveolar e provocam a queda dos dentes. Nesta fase a doença periodontal torna-se irreversível.

Os sinais mais frequentes de doença periodontal são:
- Mau hálito
- Acumulação de placa dentária/ tártaro
- Salivação excessiva
- Cor vermelha no bordo das gengivas
- Sangramento em volta dos dentes
- Dificuldade em comer
- Resistência a que mexam na boca

Cães de raças pequenas têm mais tendência para acumular tártaro nos dentes do que cães de grande porte. Animais com má conformação dentária ou em que os dentes de leite não caiam têm igualmente maior predisposição para problemas dentários. Alimentação mole/húmida favorece o aparecimento de placa dentária e tártaro porque se deposita nos dentes. É mais aconselhável alimentar o seu cão ou gato com alimentos secos que necessitam de mastigação e ajudam a retirar a placa dentária.

É muito importante habituar o animal a uma rotina de higiene oral desde jovem. Devemos começar por familiarizar o cão/ gato com a escova de dentes, com o sabor da pasta de dentes e habituá-lo a uma escovagem diária. A pasta de dentes humana é contra indicada, deve ser usada uma pasta de dentes específica para animais pois estas podem ser engolidas sem perigo para a saúde. Para ajudar na higiene oral encontram-se no mercado barras dentárias, rações com componentes e consistência específica e pastas enzimáticas que ajudam a limpar os dentes mas não substituem a escovagem.

Se estas medidas de higiene oral não forem estabelecidas o animal pode vir a ter problemas de saúde generalizados e não só na boca. Os casos mais graves em que há grande multiplicação de bactérias que podem entrar na corrente sanguínea e causar lesões no coração e rins.

Quando há acumulação de tártaro recomenda-se uma destartarização que é a única forma de o remover. A destartarização é um procedimento veterinário realizado sob anestesia geral onde se remove o tártaro de todos os dentes e se podem extrair dentes que estejam em mau estado. Depois da destartarização é ainda mais importante manter a higiene oral do cão/ gato para evitar que o tártaro volte aparecer e a doença periodontal se agrave.
Aconselha-se uma visita regular ao médico veterinário para que a doença periodontal possa ser controlada e tratada o mais precocemente possível, evitando chegar a uma fase irreversível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário