quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Como ver a idade através dos dentes nos cães

Tanto os cães como os gatos apresentam uma dentição de leite e uma dentição definitiva. Sabendo qual é a dentição normal destes animais podemos saber algumas informações acerca deles, inclusivamente fazer uma estimativa da sua idade.
Até aos 7 meses de idade facilmente conseguimos saber a idade do cão através da
erupção dos dentes de leite e da sua muda pois cada tipo de dente de leite tem um tempo de erupção e queda.


A partir do ano de idade não é tão fácil ver a idade exacta do animal pela sua dentição mas mesmo assim podemos chegar a um valor aproximado tendo com base o desgaste dos dentes incisivos. Os incisivos definitivos dos cães jovens têm um recorte denominado de flor-de-lis que desaparece devido ao desgaste que sofre à medida que o animal envelhece.


O estado geral dos dentes definitivos vai variar muito com o tipo de alimentação do animal, o tipo de brinquedos que rói, os cuidados de higiene oral que lhe são prestados e ainda com alterações dentárias que possa ter (má oclusão, permanência de dentes de leite, etc). Quando todos estes cuidados são descurados podemos ser levados a pensar que os cães têm mais idade do que realmente têm pois pode haver um desgaste e queda acrescida de dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário