sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alterações dentárias

Os animais de companhia, tal como os humanos podem ter alterações dentárias muito variadas como má conformação da boca, permanência dos dentes de leite e alterações da estrutura dos dentes.

Permanência dos dentes de leite: até aos 8 meses todos os dentes de leite devem ter caído mas por vezes isso não acontece. Nestes casos os dentes definitivos nascem e os dentes de leite não caem, ficando os dois lado a lado. É um problema comum em cães de pequeno porte (Yorkshire terrier, Lhassa Apso, Shitzu e caniche) e raro em gatos. Geralmente sucede nos dentes incisivos e caninos, mas pode acontecer em todos os dentes. A persistência pode acarretar alterações na oclusão (dentes mal posicionados, desgaste dos dentes e traumas da gengiva) e aumento da deposição de tártaro por isso deve proceder-se à extracção dos dentes de leite sempre que se detecte esta alteração.


Prognatismo: ocorre quando a mandíbula do animal é mais comprida que a o maxilar fazendo com que os dentes superiores fiquem mais recuados que os inferiores. Num cão ou gato com uma conformação normal da boca a mandíbula deve ser mais pequena que o maxilar permitindo aos incisivos e caninos inferiores e superiores encaixar perfeitamente. Quando existem estas alterações que causam mau posicionamento dos dentes que podem levar a perfurações do céu-da-boca, dificuldade de mastigação, desgaste anormal de outros dentes e problemas na articulação da mandíbula. Há determinadas raças em que isto é uma característica comum mas este problema é hereditário por isso cães com esta característica não devem ser usados para reprodução.

Hipoplasia do esmalte: o esmalte é o revestimento externo do dente e é a substância mais dura existente no corpo. A hipoplasia do esmalte consiste na formação incompleta do esmalte do dente devida a lesões causadas durante o desenvolvimento. Acontece em animais jovens, enquanto os dentes estão em crescimento e permanece por toda a vida. Pode ser causada por infecções virais (esgana), medicamentos e por factores genéticos. Os sinais mais visíveis são sulcos horizontais nos dentes que têm cor amarelada ou acastanhada.

Anodontia: ausência de um ou mais dentes definitivos. Não é hereditária e é frequente em Collies, Setters e Dobermans.

Dentes supranumerários: existência de maior número de dentes do que o normal. Se causarem problemas (má oclusão) têm de ser removidos.

Dentes inclusos: dentes que permanecem dentro da gengiva. Podem ser detectados por radiografia e retirados se causarem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário