segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DIA MUNDIAL DA RAIVA - 28 de Setembro de 2009


A raiva é uma doença viral de elevada mortalidade que se transmite a Humanos sobretudo através da mordedura de animais doentes.
É uma doença infecciosa de evolução aguda, causada por um vírus, quase sempre mortal, que se manifesta entre os animais por transtornos do sistema nervoso central: alterações de comportamento, aumento da excitabilidade, agressividade, salivação excessiva, entre outros menos específicos. Transmite-se entre os animais, quase sempre através da mordedura ou contaminação de ferimentos por saliva de animais contaminados.
São susceptíveis de contrai-la os animais mamíferos em geral, porém mais de 80% dos casos assinalados pela literatura médica são carnívoros, e em especial o cão doméstico.
Existe, para prevenir esta doença, a obrigatoriedade no nosso país de vacinação anti-rábica, registo e licença para todos os canídeos nas respectivas Juntas de Freguesia, sendo que a prova de vacinação anti-rábica é um dos requisitos para a emissão da licença. O estado português tem mantido uma campanha de vacinação anual desde 1926. A referida campanha é financiada pelo estado e desempenhada actualmente pelos médicos veterinários municipais. Os veterinários privados efectuam também a vacinação anti-rábica já sem o financiamento estatal.
Portugal é um dos primeiros países do mundo a obter o estatuto de «País oficialmente indemne de Raiva». A doença no nosso país é considerada oficialmente erradicada desde 1956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário