sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Desparasitação interna

A desparasitação do seu cão ou gato é essencial para que ele se mantenha de boa saúde e não transmita doenças a outros animais e seres humanos. Tal como devemos evitar o aparecimento de parasitas externos, os parasitas internos também devem ser prevenidos, apesar de muitas vezes não serem visíveis.
Os parasitas internos mais comuns nos cães e gatos afectam os intestinos, são geralmente vermes redondos ou achatados mas também existem parasitas microscópicos. Muitos deles podem ser transmitidos ao Homem e alguns causam-lhe doenças graves (Equinococose).


Quando aparecem em pequena quantidade, os parasitas podem não causar sintomas mas à medida que se multiplicam provocam:
- Aumento do volume abdominal
- Perda de peso
- Diarreia
- Muco ou sangue nas fezes
- Vómitos
- Dor abdominal

Quando há uma grande infestação por parasitas esta pode tornar-se fatal, especialmente para animais jovens, uma vez que impedem a absorção de nutrientes e podem causar rolhões que tapam completamente o intestino.
A maioria dos cachorros e gatinhos apanha parasitas da sua mãe, principalmente se as mães não forem desparasitadas durante a gravidez. As cadelas ou gatas gestantes devem ser desparasitadas nos dias 1, 30 e 60 da gravidez com um produto aconselhado pelo médico veterinário uma vez que nem todos os desparasitantes podem ser dados neste caso. Os gatinhos/ cachorros são desparasitados a partir dos 15 dias de idade juntamente com a mãe, com um desparasitante próprio para a idade. A desparasitação pode ser repetida 15 dias depois se for observada uma grande quantidade de parasitas nas fezes. Depois disto devem ser desparasitados mensalmente até que já não sejam visíveis parasitas nas fezes ou sintomas da sua presença.

Em adultos a infestação faz-se por contacto com outros animais, com fezes de animais, alimentação com carne crua e através da frequência de locais onde andam outros animais. Assim, a desparasitação dos adultos deve ser feita de 4 em 4 meses e caso exista mais que um animal em casa a desparasitação deve ser feita a todos em simultâneo para que seja eficaz. Sempre que haja suspeitas de parasitismo nos intervalos da desparasitação deverá proceder-se a uma desparasitação imediata e outra após 20 dias.
A desparasitação interna dos cães e gatos pode ser feita através de pastas orais, comprimidos e pipetas (spot-on). O produto a utilizar deve ser aconselhado pelo veterinário tendo em conta a idade, peso, raça e estado do animal (gestação, doenças).
Recolher as fezes do seu animal sempre que vai com ele à rua é uma forma eficaz de prevenir a contaminação de outros animais e humanos, além de ser um importante acto cívico.





Um comentário:

  1. Excelentes informações, ajudaram muito! Obrigado! Encontrei também este post:http://www.peritoanimal.com.br/desparasitacao-em-gatos-20828.html#desparasitacao-interna, que é bastante bom.

    ResponderExcluir