quinta-feira, 28 de maio de 2009

VAI DAR BANHO AO CÃO :P

Vai dar banho ao cão, é uma expressão depreciativa que parece pretender dizer: vai chatear outro, ou vai te ocupar… Realmente dar banho a um cão pode dar trabalho e chatear os intervenientes…
Não somos de todo especialistas em banhos e em cuidados de estética dos cães, mas temos as nossas opiniões.
Os cães, em condições normais, não devem tomar demasiados banhos. O seu pelo e pele tem a gordura própria que os protege das agressões do exterior e portanto não se deve dar mais do que um banho por mês.
É necessário verificar se existem as condições necessárias ao banho do animal, como por exemplo água quente nos dias frios e tempo e condições para secar o animal. Cães de pelo longo podem demorar imenso tempo a secar e muitos não toleram secadores. Portanto programe o seu banho para de manhã ou inicio da tarde.
Primeiro molhe o pelo do animal com abundante água morna, não molhando a cabeça, nesta primeira fase. A cabeça é a parte que o cão menos gosta de molhar evitando assim que ele se aborreça logo de início. Quando molhar a cabeça do animal ele terá o instinto de se sacudir vigorosamente, portanto deixe-o para o fim. Depois de enxaguado pare a água e aplique um champô próprio para cão pelas diversas partes do corpo esfregando. Enxagúe e se necessário volte a aplicar champô. Depois desta fase, molhe a cabeça do animal, tendo o cuidado de não meter água dentro dos ouvidos e champô nos olhos do animal. Se o seu animal tiver propensão para otites pode proteger os ouvidos com tampões (rolhões de algodão, etc). Passe o champô pela cabeça e enxagúe de novo. Escorra bem o excesso de água e limpe-o bem com toalhas. Se possível seque o pelo com secador não muito quente para não queimar o pelo. Penteie e boa sorte para a limpeza da bagunça que o seu animal fez...
No caso do gato, em geral é desnecessário tomar banho. Este animal trata da sua higiene com muito esmero. E dar banho a um gato pode ser uma aventura muito desagradável caso ele não goste de água. Limpe-o com toalhas molhadas se necessário. No caso dos gatos e seus donos que gostam de banhos lave-o sempre com champô próprio para a sua espécie com os mesmos cuidados dos cães.
Não esquecer que a maioria dos produtos contra os parasitas externos (pulgas e carraças) não devem ser aplicados logo após ao banho. Principalmente os spot-on (pipetas de absorção cutânea) necessitam no mínimo de 48 horas após o banho, pois são absorvidas pela gordura cutânea, tornando o seu efeito nulo se aplicados logo de seguida.

Um comentário: