sábado, 23 de maio de 2009

Corte de unhas

Os nossos animais devem poder desgastar as unhas de forma natural, através de passeios (cães) e de brinquedos para afiar as garras (gatos). Por vezes isso nem sempre é possível. E então torna-se necessário efectuar o corte das unhas aos animais, de forma a evitar que as mesmas não se tornem um empecilho à deslocação. Principalmente os cães possuem as unhas do 5º dedo que não entrando em contacto com o chão crescem desmesuradamente, podendo enterrar-se na pele e fazer feridas. Existem ainda algumas doenças que podem provocar crescimento excessivo das unhas (leishmaniose) e desgaste anómalo de algumas (claudicações e lesões que fazem evitar o correcto apoio daquele ou aqueles membros).
Para cortar as unhas é necessário um corta unhas específico para o efeito (à venda em lojas e clínicas veterinárias) e alguma destreza. As unhas possuem uma parte irrigada (sabugo) que nas unhas claras se nota facilmente (parte rosada) que nunca deve ser cortada. Se está parte for atingida a unha sangrará profusamente e provocará dor ao animal sendo necessário por vezes efectuar um penso compressivo. Nas unhas negras esta parte não se distingue o que torna desaconselhado que o corte se faça por alguém sem experiência. Nas unhas claras deve deixar-se uma margem de segurança para evitar o sangramento pois nem sempre a parte irrigada é visivelmente distinguível. Deverá haver ainda alguém, capaz de conter o animal, a ajudar nesta tarefa pois muitas vezes eles não colaboram…
O corte de unhas feito correctamente não provoca grande dor ao animal, mas causa algum desconforto pois toda a unha (e uma parte é irrigada e sensível) é apertada.
Caso receie das suas capacidades e tinha dúvidas peça ao seu médico veterinário que avalie se é necessário cortar as unhas ao seu animal e verifique se é capaz de o fazer em casa. O seu veterinário poderá faze-lo sempre que seja necessário, não necessita faze-lo se não se acha apto.
Vigie as unhas do 5º dedo do seu animal e proporcione-lhe meios de desgaste natural das unhas. Ele agradece os passeios extra que só lhe fazem bem à saúde e ao animo…

Nenhum comentário:

Postar um comentário